O "trompete de bolso" foi concebido nos anos 20 como um pequeno trompete para acompanhar os músicos em digressão e para lhes permitir estudar na estrada, abafando o seu som com surdinas de flautim. Mas o trompetede bolso Jupiter ou os trompetes de bolso têm hoje novas utilizações. Uma delas é servir de primeiro trompete para as crianças que estão a iniciar-se no instrumento. São trompetes de dimensões reduzidas, graças ao facto de a sua campânula ser "enrolada", de modo a que o comprimento seja encurtado e o centro de gravidade seja deslocado até ficar junto ao corpo do músico. Desta forma, a campânula não pesa nem puxa o instrumento para o chão. O seu peso e a sua boquilha são iguais aos de qualquer trompete em Sib e permitem que, a partir dos 5 anos de idade, o músico possa começar a estudar sem sofrer o incómodo do "aceno"
Para começar a estudar um instrumento e gostar dele, é essencial não ter de sofrer com ele. As crianças a partir dos 5 anos podem começar a estudar com total normalidade.
Em Espanha e Portugal, estes trompetes de bolso também se tornaram muito conhecidos entre as bandas de marcha, confrarias, etc., etc. Nos últimos anos, muitas bandas da Andaluzia e de Castela introduziram estes modelos nos seus desfiles nos acabamentos lacado, prateado e preto.